Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Na Sala Futura contando Histórias


Nos dias 03 e 10 de agosto foi realizado com os alunos das turmas quarto e quinto ano da Escola Municipal Jornalista Brito Broca a aula passeio a Sala Futura que fica na Fundação São Joaquim próximo ao morro do Borel na Tijuca. Podemos contar com o apóio das professoras e agentes ambientais Jaciara (Borel) e Claudio (Formiga) que também é componente da Folia de Reis A Brilhante Estrela do Oriente.




Os Alunos foram bem recebidos por nossa parceira Vânia responsável pelo espaço da Sala Futura, passamos um vídeo que conta a história do carnaval, muito característico por fazer parte da história no morro da Formiga onde fica a sede do GRESE Império da Tijuca, após o vídeo conversamos com os estudantes sobre a influência do samba para o morro da formiga, muitos deles já conheciam a Escola de Samba por desfilarem ou possuírem familiares que desfilam.




Após o vídeo sobre o carnaval, a professora Patrícia do quinto ano e o Claudio reconhecido por fazer parte da Folia de Reis, contaram aos estudantes um pouco sobre a história da Folia de Reis, sua composição, origem e como ela foi trazida por imigrantes mineiros até o morro da Formiga. Além disso, o Claudio passou um vídeo onde acontecia o encontro entre duas Folias. Os alunos perceberam que tanto o Samba quanto a Folia de Reis fazem parte da história da comunidade em que eles moram.




No final da aula passeio os estudantes cantaram um verso e dançaram como um palhaço da Folia de Reis.
Assim continuamos cooperando para o desenvolvimento da trilha educativa história do morro da Formiga.








segunda-feira, 6 de agosto de 2012

AULA PASSEIO À FEIRA LIVRE DO BAIRRO



No dia 06 de julho os alunos das turmas 1401, 1501 e 1403 participaram da aula passeio realizada na feira livre que acontece todas às sextas-feiras no bairro da tijuca entre a Ruas Garibalde e Av. Maracaná.
A cada barraca uma novidade, curiosos os alunos anotavam os nomes dos produtos e seus preços, com a proposta de realizarem trabalhos junto com os pelos professores.




 A presença dos alunos na feira foi uma novidade para muitos, palavras de incentivo por parte de quem passava eram direcionadas aos alunos e professores “se toda escola realiza-se essas (aulas passeio) a educação seria melhor” os feirantes interagiam com os alunos que perguntavam o tempo todo “moço(a) o que é isso?” “quanto custa?” e assim faziam suas anotações, a pesquisa foi direcionada por cada um de acordo com seu desejo e busca por saber.



Os alunos foram bem recebidos pelo senhor italiano, dono de uma das barracas de peixes da feira, ele fez questão de explicar as espécies de peixes que eram apontadas pelos alunos. Curioso o feirante queria saber sobre o projeto que foi explicado pelo GP Thiago Sobral, na despedida elogiou o trabalho realizado pelo Bairro Educador junto com a Escola Municipal Jornalista Brito Broca.


Dando continuidade à aula passeio, levamos os alunos a Praça Xavier de Brito também conhecida como praça dos cavalinhos, muito famosa no bairro da tijuca, ali estava acontecendo uma atividade direcionada para 3ª idade, mas isso não impediu a participação dos alunos que logo se apropriaram do espaço.


Acreditamos que a participação dos alunos nessa atividade proporcionou uma nova experiência de aprendizado, e um olhar diferenciado por parte dos alunos e dos feirantes gerando apropriação do bairro.