Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dia do Folclore: Grupo Bate-Lata põe a escola para dançar no ritmo da Folia de Reis.

No dia 26 de agosto, uma sexta feria, a E.M Jornalista Brito Broca dedicou ao dia do Folclore.
Para integrar a esta atividade, o porjeto Bairro Educador, convidou o grupo Bate-Lata, que fez uma representação do folclore que é mais presente na comunidade da Formiga, a Folia de Reis. Os dois turmos, manhã e tarde, foram contemplados com a apresentação que sacudiu a escola ao som da Folia.


O Grupo Bate-lata, é composto por ex-alunos da escola, que estudam, atualmente, na E.M. Soares Pereira.
Eles ensaiam semanalmente na escola onde estudam, sob a direção artisitica da prof. Claudia Bosco.



A apresentação foi um secesso! Os alunos ficaram eufóricos com a Folia. Nesse dia, ficou muito explicito para quem não mora na formiga  de como essa cultura popularé viva e presente na vida dessas crianças.





O retorno de ex-alunos na escola foi gratificante, ver os meninos que estudaram quando pequeninos e agora maiores e ainda produzindo cultura é algo que se dar orgulho de ver. A professora Ana Beatriz, encontrou algumas fotos guardadas da época que eles estudavam na Brito Broca e mostrou para eles.


Neste dia, pudemos perceber como a cultura local é um importante aliado no desenvolvimento de projetos pedagógicos. E como temos que apreender sobre o folclore, não só aquele que foi um saber popular orientador de muitas gerações passadas, mas também aquele que está sendo vivido e construído junto com as novas gerações.

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." Paulo Freire






terça-feira, 23 de agosto de 2011

Turma 1301 vai ao passeio-aula na Ecobé.


No dia 15/08/2011, a turma 1301 foi ao passeio-aula na Ecobé, onde tiveram uma aula de biologia.
Antes de tudo esse dia foi um dia de muito aprendizado, diversos conteúdos de ciências naturais que estão sendo desenvolvidos dentro de sala de aula foram revistos através da experimentação e observação proporcionada pelo passeio-aula na Ecobé. Dentre os muitos elementos da fauna e flora observados destacamos o minhocário, aquário, a horta, o jacaré, a rã albina.
A aluna Leandra experimentou ser uma cobra, sendo enrolada com uma faixa por todo o seu corpo, dificultando sua mobilidade, visão e audição, justamente para simular como é ser uma cobra, logo em seguida, ela foram apresentados a cobra jibóia.
Ao retornamos à escola, a professora Marlene de Azevedo orientou que os alunos escrevessem como foi este dia. O aluno Leonardo escreveu: “Eu gostei quando nós botamos as mãos na jibóia. Eu aprendi que a cobra é surda e ela consegue sentir o gosto com as duas parte da língua, se o gosto tiver para lá ela vai para lá e se for para o outro lado ela vai para o outro lado e se tiver no meio ela vai reto"
Este passeio aula faz parte de mais uma etapa da Trilha Educativa  "Sociedade, Ciências naturais e sociais” que vem sendo desenvolvida com as turmas de 3°no na Escola M. Jornalista Brito Broca pelo  projeto Bairro Educador.